Este livro é dedicado a minhas irmãs em Cristo em todo o mundo que anseiam por aprofundar seu relacionamento com o Senhor, alcançar tudo o que Deus tem para elas e tornar-se tudo o que ele as criou para serem.

18. SENHOR, DÁ-ME SABEDORIA PARA TOMAR DECISÕES CORRETAS

Sentada na sacada da cobertura com vista para o mar que descrevi no capítulo anterior, tive uma visão singular da água lá embaixo. Podia ver claramente onde havia lugares rasos e onde o fundo do mar de repente recuava, tornando a água muito profunda. Observava como as pessoas nadavam uma boa distância e então se viam num lugar tão raso que eram obrigadas a se levantar. A água nessas partes mal chegava à altura do joelho. Era fascinante ver como os banhistas caminhavam na plataforma de areia e de repente caíam nas águas profundas.
Percebi que, se tivesse como me comunicar com eles, talvez por celular ou walkie-talkie à prova d'água, poderia ter lhes dito que esta¬vam perto da beirada. No entanto, eles não tinham nenhuma forma de conexão comigo. Não podíamos nos falar. Assim, era impossível lhes dizer o que eu enxergava de meu ponto de vista.
Acho que o mesmo acontece com Deus. Ele vê tudo, porque está acima de tudo. Se nos comunicássemos com ele regularmente e dis¬séssemos: "Senhor, guia-me para que eu não caia", ele nos conduziria para longe da beirada. Tantas vezes, porém, não nos comunicamos com Deus. Não ligamos para ele. Não buscamos sua direção. Não lhe pedimos sabedoria. Não consideramos o ponto de vista dele. E tantas vezes caímos no buraco por causa disso.
Na Bíblia, Ló, o sobrinho de Abraão, acabou sendo capturado pelo inimigo, pois escolheu viver numa terra que ele achou que fosse boa (Gn 13:10,11), mas ela ficava no meio de um povo perverso (Gn 13:13). Ele escolheu o que ele achou ser melhor, em vez do que era o melhor de Deus. Quantas vezes as pessoas não saem da cobertura de proteção divina e desviam-se do melhor que ele tem, tudo porque escolheram o que elas acharam melhor para sua vida? Não pedem a sabedoria e a direção dele.
Todos nós já fizemos isso uma vez ou outra, não é? E só porque andamos com o Senhor há algum tempo, isso não nos torna imunes a esse problema. Podemos pensar que conhecemos a vontade de Deus para uma situação hoje, por causa daquilo que foi a vontade dele da última vez que perguntamos. No entanto, sua orientação anterior talvez não funcione agora. Precisamos sempre pedir a Deus sabedoria e direção.
As coisas de Deus só podem ser discernidas no espírito. O ho¬mem natural, porém, não entende isso. "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2:14). Você já observou que fica claro quando alguém sem nenhuma sabedoria faz a coisa errada ou toma uma decisão insensata? As con-seqüências são cristalinas para você, mas o outro não as vê dessa for¬ma. É sempre mais fácil enxergar a falta de sabedoria nos outros do que em nós mesmas. É justamente por isso que devemos orar diaria¬mente por sabedoria.
A sabedoria significa percepção e entendimento claros. Significa saber como aplicar a verdade em todas as situações. É discernir o certo do errado. É ter bom juízo. É ser capaz de perceber quando você está se aproximando da beirada. É fazer a escolha certa ou tomar a decisão correta. E só Deus sabe qual é ela. "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (Jo 16:13). Não fazemos a mínima idéia de quantas vezes a simples sabedoria salvou nossa vida ou nos livrou do mal ou quantas vezes ela ainda o fará no futuro. É por isso que você não pode viver sem ela e precisa pedi-la a Deus. Precisamos orar: 'Senhor, dá-me sabedoria em tudo o que eu fizer. Ajuda-me a andar em sabedoria a cada dia".

Dez boas maneiras de andar em sabedoria
1. Passe tempo com a Palavra de Deus. "Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento [...] então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus" (Pv 2:1,2,5).
2. Peça sabedoria. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedo¬ria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tg 1:5).
3. Reconheça o Senhor em todas as coisas. "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Pv 3:6).
4. Ande em reverência a Deus. "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria" (Pv 9:10).
5. Dê ouvidos a pessoas sábias. "Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento" (Pv 22:17).
6. Valorize a sabedoria acima de tudo. "Adquire a sabedoria, adqui¬re o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá" (Pv 4:5,6).
7. Ande em obediência. "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade" (Pv 2:7).
8. Seja humilde. "Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria" (Pv 11:2).
9. Ame o seu próximo. "O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala" (Pv 11:12).
10. Busque a sabedoria de Deus e não a do mundo. "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Co 1:30). "Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Vis¬to como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela lou¬cura da pregação" (1 Co 1:20,21).

Dez bons motivos para pedir sabedoria
1. A fim de gozar longevidade, riqueza e honra. "O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra" (Pv 3:16).
2. A fim de ter uma vida boa. "Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz" (Pv 3:17).
3. A fim de gozar vitalidade e felicidade. "E árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm" (Pv 3:18).
4. A fim de garantir proteção. "Então, andarás seguro no teu cami¬nho, e não tropeçará o teu pé" (Pv 3:23).
5. A fim de experimentar descanso renovador. "Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave" (Pv 3:24).
6. A fim de adquirir confiança. "Porque o SENHOR será a tua segu¬rança e guardará os teus pés de serem presos" (Pv 3:26).
7. A fim de ter segurança. "Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. [...] Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás" (Pv 4:6,12).
8. A fim de ser exaltada. "Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará" (Pv 4:8).
9. A fim de ser protegida. "Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas" (Pv 2:10-12).
10. A fim de adquirir entendimento. "Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade" (Pv 1:5).

Busque o conselho de Deus
É importante sempre buscar o conselho de Deus antes do conselho de qualquer outra pessoa. Não quero dizer que você não deva aceitar o conselho de seu médico ou advogado que não sejam cristãos. Estou dizendo que antes de procurá-los, pergunte a Deus a quem você deve ir e então lhe peça que dê a essa pessoa sabedoria e conhecimento para ela transmitir a você. Peça a Deus que lhe mostre se você está recebendo conselho ou orientação de uma fonte que não é do Se¬nhor. Peça-lhe que a afaste de qualquer conselho ímpio e guie pelo caminho dos retos e sábios.
Por curiosidade, desci até a praia e fui pela água até uma daquelas plataformas de areia que havia observado. Andei de um lado para o outro em cima dela, para ver exatamente quanto da profundidade da água era possível determinar de perto. Como eu tinha a vantagem de saber onde ficava a caída íngreme, andei confiantemente até a beira¬da. De repente a beirada se foi e caí no buraco, da mesma forma que vira acontecer com os outros banhistas. Com meu orgulho encharcado, voltei para a praia e percebi que mesmo quando você acha que sabe alguma coisa, ainda assim não pode ficar muito convencida. Vamos sempre precisar pedir a Deus sua sabedoria e seu conselho para tudo, pois ele é o único que conhece toda a verdade.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Peço que tu me dês tua sabedoria e entendimento em todas as coisas. Sei que a sabedoria é melhor do que o ouro e a prudência, melhor do que a prata (Pv 16:16), por isso, enriquece-me de sabe¬doria e prudência. Obrigada por dares "sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes" (Dn 2:21). Aumenta minha sabe¬doria e meu conhecimento, para que eu possa ver tua verdade em todas as situações. Dá-me discernimento para cada decisão que devo tomar.
Senhor, ajuda-me a sempre buscar conselho no temor do Se¬nhor e a nunca procurar quaisquer respostas no mundo ou em pessoas ímpias. Obrigada, Senhor, porque me darás o conselho e a instrução de que preciso, mesmo durante meu sono. Obrigada, Senhor, porque me "farás ver os caminhos da vida" (Sl 16:11).
Tenho prazer em tua lei e tua Palavra. Ajuda-me a meditar nela dia e noite, a considerá-la, dizê-la, decorá-la e colocá-la em minha alma e meu coração. Senhor, sei que aquele que "confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo" (Pv 28:26). Não quero confiar em meu próprio coração. Quero confiar em tua Palavra e em tua instrução para que possa andar com sabedoria e jamais fazer coisas ignorantes ou insensa¬tas. Faze-me uma pessoa sábia.
Tu disseste em tua Palavra que tu reservas a verdadeira sabe¬doria para os retos (Pv 2:7). Ajuda-me a andar em retidão, justi¬ça e obediência a teus mandamentos. Que eu jamais seja sábia a meus próprios olhos, mas que sempre tenha temor a ti. Mantém-me afastada do mal para que eu possa me apropriar da saúde e força prometidas em tua Palavra (Pv 3:7,8). Dá-me sabedoria, conhecimento, entendimento, direção e discernimento de que pre¬ciso para manter-me longe dos planos do mal, a fim de que eu possa andar em segurança e não tropeçar (Pv 2:10-13). Senhor, sei que em ti "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" (Cl 2:3). Ajuda-me a descobrir esses tesouros.

As Promessas de Deus para Mim
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conheci¬mento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.
Provérbios 9:10,11

A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.
Salmo 37:30,31

Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sor¬te de bens, preciosos e deleitáveis.
Provérbios 24:3,4

Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
Jeremias 33:3

E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
Provérbios 2:3-6